Trabalhando com cópias de sombra no Windows Server 2012

Bom pessoal hoje vou falar de um recurso que gosto bastante e quando participo de reuniões poucas pessoas realmente conhecem que é a Cópia de Sombra.

Isso não é novo já existe faz um bom tempo como recurso do Windows Server, mas vem sofrendo melhorias e ficando mais poderoso em cada nova versão.

 

Basicamente é como se você tirasse snapshot de arquivos para facilitar um restore, podendo ser feito até mesmo pelo próprio usuário, pois ele consegue verificar as versões anteriores do arquivo. Facilita o restore em caso em que o arquivo foi corrompido, apagado ou editado acidentalmente.

 

Mas habilitar o recurso de Cópia de Sombra requer alguns planejamentos:

                1 – Definir os volumes que terão esses recursos habilitados.

Você define por disco, então é importante pensar na sua estrutura de disponibilidade de discos no servidor.

                2 – Espaço em disco.

Importante limitar o tamanho no disco que será armazenado e pensar no crescimento dessa área na proporção de novos arquivos.

                3 – Agendamento.

Você define quantas vezes será executada a Cópia de sombra, isso é importante para considerar a última versão do arquivo disponível, pode ser colocar várias vezes por dia, claro, importante associar esse item com o espaço disponível para armazenar as cópias de sombra…

 

image

 

image

 

Dica: Para ver rapidamente a lista de locais usados pelas Cópias de sombra em um servidor user: vssadmin list shadowstorage no prompt de comando.

Em um cenário de cluster você precisa garantir que todos os servidores tenham o mesmo SystemPath (ex. %SystemRoot%) senão você terá erro na execução do job que gera a cópia de sombra.

 

image

 

Outro ponto interessante é que você pode criar snapshots manualmente e deletar versões específicas caso não precise mais.

Bons estudos.

 

Álvaro Rezende [MVP Microsoft]
——————————————————————
Entre em contato:
[Aqui]

Consultorias e Treinamento Microsoft: [Aqui]

6 respostas em “Trabalhando com cópias de sombra no Windows Server 2012

  1. Olá,
    Configurei a copia de sombra, porem ele cria copias das pastas, se eu for ver as versões anteriores dos arquivos dentro da pasta nao tenho, só da pasta, então se eu quiser uma versão anterior do arquivo tenho que restaurar a pasta inteira?

  2. Olá,
    Eu percebi que ele só cria versoes anteriores das pastas, por exemplo se eu quiser restaurar 1 arquivo dentro da pasta não tem versoes anteriores, só tem versao da pasta.
    Confere?

    • As copias de sombra sao por pastas. Mas abrange os arquivos que estão dentro dela, se você restaurar um arquivo lá, ele passará a partir do momento que estiver na pasta, e nos ciclos do Shadow Copy, a criar suas versões também.

  3. Álvaro, parabéns…excelente artigo!

    Álvaro tem como fazer filtro na Cópia de Sombra, ou seja, algumas pastas com o recurso ativo e outras não?

    • Você gerencia o recurso a nível de disco. Pode separar em disco os conteúdos e habilitar só nos necessários. É uma alternativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s