Versões Windows Server 2012 – O que eu preciso entender

Muita gente está agora colocando o Windows 2012 em produção, e me chega muitas dúvidas básicas, deixe esclarecer:

 

O Windows Server 2012 está disponível nas versões:

 

Com direitos de Virtualização e licenciadas por processador:

  • Windows Server 2012 Datacenter: criado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados. (Sem limite de criação de máquinas virtuais)
  • Windows Server 2012 Standard: criado para ambientes físicos ou minimamente virtualizados. (Criação de até duas máquinas virtuais)

Sem direitos de Virtualização e licenciadas por máquina física:

  • Windows Server 2012 Essentials: ideal para pequenas empresas que possuam até 25 usuários ou 50 dispositivos. (Já vem com as CALs)

Visão geral do Licenciamento

  • Duas edições diferenciadas apenas pelos direitos de virtualização – duas instâncias virtuais na edição Standard e instâncias virtuais ilimitadas na edição Datacenter.
  • Modelo de licenciamento consistente e baseado em processador, que cobre até dois processadores físicos em cada servidor.

O Windows Server 2012 Essentials e o Windows Server 2012 Foundation não sofreram alterações

  • Modelo de licenciamento baseado em servidor – A edição Foundation é para servidores com processador único e a Essentials é para servidores com um ou dois processadores.
  • O acesso não requer CALs – A edição Foundation vem com 15 contas de usuário e a Essentials vem com 25 contas de usuário.

Client Access License (CAL)

As edições Standard e Datacenter continuarão exigindo Windows Server CALs para cada usuário ou dispositivo que acessa o servidor.

 

Algumas funcionalidades adicionais ou avançadas continuarão exigindo a compra de uma CAL adicional. Além da Windows Server CAL, você precisa dessas CALs para acessar funcionalidades, tais como os Serviços de Área de Trabalho Remota e os Active Directory Rights Management Services (Serviços de Gerenciamento de Direitos do Active Directory).

 

Álvaro Rezende [MVP Microsoft]
——————————————————————
Entre em contato:
[Aqui]

Consultorias e Treinamento Microsoft: [Aqui]

97 respostas em “Versões Windows Server 2012 – O que eu preciso entender

  1. Álvaro, aqui na empresa que eu trabalho apresenta o seguinte cenário: possuímos um Servidor com Windows Server 2012 R2 Standard como DC e 10 Dispositivos no Domínio. Esse servidor também é servidor de compartilhamento de arquivos. Aqui na empresa tem mais 10 dispositivos fora do Domínio mas que também utiliza as pastas compartilhadas no servidor. Nesse cenário eu precisaria adquirir mais 10 Cals?

  2. Seu artigo, juntamente com as perguntas dos leitores e suas respostas me ajudaram muito a entender esse novo mundo (ao menos para mim que não tenho dominio na área).

    Contratei um servidor virtual com Windows Server 2012 R2, ao tentar conectar mais de 2 usuários ficava dando erro. FIz toda a configuração para liberar mais aí me deparei com a necessidade de adquirir licenças para acesso a área de trabalho remora. Depois de tudo isso ainda ví que existem dois tipos de licenças (Usuário e Dispositivo). No meu caso sei que será a CAL User. Mas o esquema é bem complicado para quem está começando. Poxa. Cansei. kkkk

    Obrigado pelo artigo e se puder falar um pouco mais sobre a diferença entre CAL de Acesso e CAL de RDS ajudaria muito, pois fiquei perdido em uma de suas respostas.

    • É simples. Para acesso administrativo por padrão o Windows permite dois simultâneos. Caso precise mais de 2, ou precise de acesso remoto para usuários não administrativos daí você habilitar a feature de RDS Session Host e adquirir licenças de RDS. A diferença entre por usuario/dispositivo, vai ser definido pelo tipo do seu cenário. Ex. Se você tem usuarios que usam varios dispositivos, sai mais barato licenciar o usuário do que cada dispositivo (ex. um mesmo usuario que usa desktop, notebook, tablet, etc). Agora se você tem usuários que compartilham dispositivos sai mais barato licenciar por dispositivos (ex. profissional do turno1, turno2, e turno3 usam o mesmo desktop para trabalhar).

  3. Tenho o seguinte cenário com 5 servidores: 1 controlador de domínio principal, 1 controlador de domínio secundário e 1 servidor de arquivos. Esses 3 servidores possuem licença Windows Server 2012 R2. Tenho ainda dois servidores, 1 para banco de dados e 1 de aplicativos (que roda nosso ERP). Esses 2 últimos ainda não licenciei.

    Tenho hoje algo em torno de 40 usuários no AD. Preciso de de 40 User Cal ao todo, ou uma cal por usuário por servidor (totalizando 200 cal)? Outra dúvida: os dois servidores ainda não licenciados, como eu disse, são para meu ERP; um roda Oracle e o outro o ERP (SAP B1). Poderia licenciar para eles o Windows Server 2012 Essentials? Pergunto, pois os usuários acessam o ERP, que acessa os servidores.

    • Você precisará de 40 cal de usuarios, e ela vai abranger todo o seu ambiente. Para licenciar os dois servidores recomendo usar o Windows 2012 Standard.

  4. Álvaro, li seu post e fiquei com uma dúvida. Atualmente tenho um 2003 Enterprise suportando um AD com 20 usuários/estações. Pretendo colocar um novo DC com 2012 R2 porém eu gostaria de manter o antigo DC como um secundário. De acordo com seu posto estou entendendo que mesmo com a quantidade reduzida de usuário e sem querer o recurso de virtualização eu preciso colocar o Standard pelo recurso de Active Directory Rights Management Services. Estou certo? Sem este recurso eu não conseguirei tem esta estrutura de DC secundário e etc. Pode detalhar um pouco mais?

    • Você precisará instalar o Active Directory Domain Services, para poder utilizar os serviços de autenticação de usuários.
      O processo é mais ou menos o que você disse, instalar o Windows 2012, promover como DC secundário, mover as FSMOs para o Windows 2012, e como você pretende manter o 2003, terá um ambiente misto.
      Mas eu recomendo, em um segundo momento, planejar a migração do Windows 2003 para Windows 2012 também, padronizando as versões de sistema operacional dos DCs, você poderá ter um nível funcional do domínio e da floresta mais alto o que possibilita mais recursos no ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s