Versões Windows Server 2012 – O que eu preciso entender

Muita gente está agora colocando o Windows 2012 em produção, e me chega muitas dúvidas básicas, deixe esclarecer:

 

O Windows Server 2012 está disponível nas versões:

 

Com direitos de Virtualização e licenciadas por processador:

  • Windows Server 2012 Datacenter: criado para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados. (Sem limite de criação de máquinas virtuais)
  • Windows Server 2012 Standard: criado para ambientes físicos ou minimamente virtualizados. (Criação de até duas máquinas virtuais)

Sem direitos de Virtualização e licenciadas por máquina física:

  • Windows Server 2012 Essentials: ideal para pequenas empresas que possuam até 25 usuários ou 50 dispositivos. (Já vem com as CALs)

Visão geral do Licenciamento

  • Duas edições diferenciadas apenas pelos direitos de virtualização – duas instâncias virtuais na edição Standard e instâncias virtuais ilimitadas na edição Datacenter.
  • Modelo de licenciamento consistente e baseado em processador, que cobre até dois processadores físicos em cada servidor.

O Windows Server 2012 Essentials e o Windows Server 2012 Foundation não sofreram alterações

  • Modelo de licenciamento baseado em servidor – A edição Foundation é para servidores com processador único e a Essentials é para servidores com um ou dois processadores.
  • O acesso não requer CALs – A edição Foundation vem com 15 contas de usuário e a Essentials vem com 25 contas de usuário.

Client Access License (CAL)

As edições Standard e Datacenter continuarão exigindo Windows Server CALs para cada usuário ou dispositivo que acessa o servidor.

 

Algumas funcionalidades adicionais ou avançadas continuarão exigindo a compra de uma CAL adicional. Além da Windows Server CAL, você precisa dessas CALs para acessar funcionalidades, tais como os Serviços de Área de Trabalho Remota e os Active Directory Rights Management Services (Serviços de Gerenciamento de Direitos do Active Directory).

 

Álvaro Rezende [MVP Microsoft]
——————————————————————
Entre em contato:
[Aqui]

Consultorias e Treinamento Microsoft: [Aqui]

91 respostas em “Versões Windows Server 2012 – O que eu preciso entender

  1. Olá… estou precisando acessar o WEin Sever 2012 com mais de 2 usuários remotamente via web, como faço isto??

    Att;

    Mauro Gomes

  2. Álvaro, li seu post e fiquei com uma dúvida. Atualmente tenho um 2003 Enterprise suportando um AD com 20 usuários/estações. Pretendo colocar um novo DC com 2012 R2 porém eu gostaria de manter o antigo DC como um secundário. De acordo com seu posto estou entendendo que mesmo com a quantidade reduzida de usuário e sem querer o recurso de virtualização eu preciso colocar o Standard pelo recurso de Active Directory Rights Management Services. Estou certo? Sem este recurso eu não conseguirei tem esta estrutura de DC secundário e etc. Pode detalhar um pouco mais?

    • Você precisará instalar o Active Directory Domain Services, para poder utilizar os serviços de autenticação de usuários.
      O processo é mais ou menos o que você disse, instalar o Windows 2012, promover como DC secundário, mover as FSMOs para o Windows 2012, e como você pretende manter o 2003, terá um ambiente misto.
      Mas eu recomendo, em um segundo momento, planejar a migração do Windows 2003 para Windows 2012 também, padronizando as versões de sistema operacional dos DCs, você poderá ter um nível funcional do domínio e da floresta mais alto o que possibilita mais recursos no ambiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s