Realizando exames via Proctored Mode – VUE

Bom, há mais de 10 anos eu já realizo exames de certificação Microsoft, na verdade quase 15 rsrs, mas foi a primeira vez que realizei um Proctored Exam, e minha experiência não foi legal não, e decidi criar um post justamente para compartilhar isso…

 

A opção de Proctored Exam não é novidade, e passou a ser possível desde que a Microsoft parou de realizar exames via Prometric e voltou para VUE (há muitos anos atrás tinha a opção de VUE ou Prometric, depois ficou só Prometric e agora só VUE).

 

A idéia do Proctored Exam via VUE é de você poder realizar o exame da sua máquina na sua casa ou escritório, e não precisar ter que se locomover para um centro de Exame oficial, a ideia é bem boa, principalmente para quem está distante ou quer algo mais prático.

 

Porém o exame é monitorado por uma pessoa remotamente, que fica vendo você realizar o exame (via webcam do seu computador – item obrigatório). Antes do exame começar é feito uma checagem e validação do local onde você irá fazer o exame, com o objetivo de tornar o exame o mais seguro possível e evitar fraudes. Foi aí que veio a experiência ruim.

 

·         Você pode realizar o exame 30 minutos antes do horário marcado até 15 minutos após o horário marcado. Isso é um ponto positivo.

·         Você inicia a prova e aguarda a validação do seu ambiente (é importante realizar os testes antes para garantir que sua máquina atende os pré-requisitos, pois é necessário instalar um client para a realização da prova). Então tenha certeza de que é admin da máquina. Tem um procedimento que você consegue simular antes, é um ponto positivo também.

·         Após isso você aguarda a “bendita” validação do ambiente, um atendente da VUE te chama via aplicação e começa o processo (é uma ligação + chat). Um ponto importante é que toda ligação é em inglês, o que não foi exatamente um problema para mim, mas para quem não entende inglês pode ser um sério complicador.

·         A validação em si, no meu caso foi bem complicado. O atendente foi extremamente rígido, por exemplo, tive que tirar tudo da mesa (incluindo mouse e minha garrafa d’água), ele pediu para fechar cortinas, fechar a porta, olhou os bolsos, pediu para tirar a luminária e todos os itens abaixo da mesa, reclamou do quadro de energia na parede, tive que tirar até o carregador do celular que estava plugado na tomada, entre outras coisas.

·         É necessário validar em 360 graus o ambiente, inclusive o teto e o piso. Ele reclamou da lâmpada que está instalada aqui em casa (fiz o exame da minha casa). Pediu inclusive para eu remover monitores e impressoras que estavam do outro lado da cômodo, para fora da vista do exame, e disse q eu não poderia em nenhum momento ler as questões em voz alta (até aí normal).

 

O processo levou 40 minutos (pois tive que ajustar muita coisa) até eu conseguir ter aprovação dele para iniciar o exame, já estava meio chateado com tamanha exigência, e isso pode de certa maneira afetar quem está nervoso ou ansioso para o exame (em especial os mais inexperientes).

 

Não sei se foi um procedimento padrão, ou se foi um azar de cair um analista extremamente rígido, mas a experiência ficou aquém do que eu imaginava e por fim, na minha opinião fazer o exame em centro técnico é bem mais simples e menos desgastante, a não ser claro que seja inviável, lá você só chega e faz (sem nenhum mimimi).

 

Enfim resolvi fazer esse post, para deixar alerta quem pretende usar esse modo para certificação, esteja preparado (e com paciência em dia rsrs).

 

 

Álvaro Rezende

MVP Microsoft – Office Servers and Services

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s